Autoridades iniciam protocolo de vacinação após boi testar positivo para raiva em Nova Aliança
Este é o primeiro caso de raiva em bovinos registrado em Nova Aliança (SP). Além da vacinação, foram colocadas armadilhas para capturar morcegos, que são os transmissores da doença. Um boi que morreu há 20 dias testou positivo para raiva em Nova Aliança (SP) na terça-feira (13). O teste foi feito após alguns animais do município terem morrido por suspeita de doenças comuns.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, alguns bois apareceram mortos no dia 24 de abril. Uma amostra de um dos animais foi coletada e o resultado do teste, que saiu na terça-feira, foi positivo para a raiva.
A Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo foi avisada e deu início aos protocolos de convocar os donos de gado e vacinar todos que tiveram contato com os animais. Além do gado, deverão ser vacinados gatos e cachorros de sítios.
Ainda segundo a Secretaria da Saúde, foram colocadas armadilhas para capturar morcegos, que são os transmissores da doença, em regiões de cavernas e sítios.
Este é o primeiro caso de raiva em bovinos registrado em Nova Aliança. Em 2024, segundo a Defesa de Agropecuária do Estado de São Paulo, foram contabilizados quatro casos de raiva na região de São José do Rio Preto (SP), sendo dois em Sales (SP) e outros dois em Irapuã (SP).
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEMFONTE: https://g1.globo.com/sp/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2025/05/14/autoridades-iniciam-protocolo-de-vacinacao-apos-boi-testar-positivo-para-raiva-em-nova-alianca.ghtml